Câmara avança na isenção de IPVA para carros antigos: o que ainda falta para a regra valer

 A proposta que cria isenção de IPVA para veículos com 20 anos ou mais de fabricação deu um passo importante nesta semana. A Câmara dos Deputados aprovou o texto que altera a regra nacional do imposto, deixando mais perto a unificação do benefício para proprietários de carros antigos em todo o país. O que a proposta estabelece Pelo texto aprovado, veículos que completarem 20 anos de fabricação passam a ficar automaticamente isentos do IPVA, independentemente do estado onde estão registrados. Hoje, cada unidade da federação define seus próprios critérios, o que faz com que alguns estados já concedam isenção e outros mantenham a cobrança para carros antigos. A mudança cria um padrão nacional e elimina essas diferenças. O que ainda falta para valer Mesmo aprovada na Câmara, a isenção ainda não está em vigor . A proposta precisa seguir para a etapa final de promulgação, quando a mudança constitucional é oficialmente validada. Só depois disso os estados terão de aplicar a nova reg...

A produção de etanol de milho no Brasil para o ciclo 2025/26 (abril/março)

 A produção de etanol de milho no Brasil para o ciclo 2025/26 (abril/março) foi estimada em 9,9 bilhões de litros, representando um aumento de 20% em relação ao ciclo 2024/25, conforme relatório divulgado nesta segunda-feira pela União Nacional do Etanol de Milho (Unem).

Na temporada 2024/25, a produção do biocombustível a partir do milho cresceu 30,86% em comparação ao ciclo anterior, segundo dados também coletados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

“O relatório destaca que o etanol de milho já representa mais de 22% da produção total de etanol no Brasil, e essa participação deve continuar a crescer”, afirmou a Unem.

O estudo ressalta que o avanço técnico, os investimentos contínuos e a alta eficiência industrial têm sido fatores cruciais para o desempenho do setor, que se estabelece como protagonista na transição energética brasileira.

Para o ciclo 2025/26, a produção será liderada por Mato Grosso, com uma projeção de 5,98 bilhões de litros; seguido por Mato Grosso do Sul, com 2,07 bilhões; e Goiás, com 831 milhões de litros.

Comments

Popular posts from this blog

Câmara avança na isenção de IPVA para carros antigos: o que ainda falta para a regra valer

Quais são as inovações tecnológicas nos novos modelos?

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados aprovou uma proposta que concede isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados