Panorama do Setor Automotivo

  🧭 Panorama do Setor Automotivo 📈 Produção e Vendas no Brasil Até abril de 2025 , a produção brasileira cresceu 6,7 % , totalizando 811 mil unidades — com exportações em alta de 47,8 % e acumulando 161,9 mil veículos exportados Notícias Automotivas +4 Notícias Automotivas +4 Mixvale +4 AutoGear . Em junho de 2025 , houve uma queda de 6,5 % na produção , com 200.800 unidades produzidas, e vendas domésticas recuaram 5,7 % steelorbis.com . O Brasil alcançou a marca de 8º maior produtor mundial em 2024, e espera alcançar 3 milhões de veículos produzidos em 2025 Notícias Automotivas . 🔋 Eletrificação e Importações de EVs A BYD começou a montar veículos elétricos geograficamente no Brasil em julho de 2025 , com expectativa de 50 mil unidades produzidas ainda este ano e operação total no final de 2026. A planta em Camaçari (BA), antiga fábrica da Ford, deverá gerar até 20 mil empregos Motor1.com +3 Reuters +3 O Tempo +3 . A penetração dos veículos chineses no ...

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados aprovou uma proposta que concede isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados

 A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados aprovou uma proposta que concede isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para idosos na compra de automóveis novos de fabricação nacional.

De acordo com o texto, o benefício se aplica a veículos com até 2 mil cilindradas (2.0), que sejam movidos a combustíveis de origem renovável, híbridos ou elétricos. O preço dos veículos não pode ultrapassar R$ 70 mil, incluindo os impostos. Além disso, a isenção será concedida uma vez a cada cinco anos.

O texto aprovado é um substitutivo do relator, deputado Vilson da Fetaemg (PSB-MG), ao Projeto de Lei 2937/20, de autoria do deputado Alexandre Frota (PSDB-SP). A redação original previa a isenção de IPI para qualquer veículo de fabricação nacional adquirido por idosos, mas o relator optou por estabelecer condições para mitigar o impacto orçamentário da medida, uma vez que isenções tributárias reduzem a arrecadação federal.

Vilson da Fetaemg elogiou a proposta, afirmando que “o projeto oferece às pessoas mais velhas, muitas vezes fragilizadas por doenças, um instrumento de política pública que pode facilitar seus deslocamentos para cuidados de saúde ou para uma vida plena e digna”.

Tramitação

A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Comments

Popular posts from this blog

Quais são as inovações tecnológicas nos novos modelos?

A Polícia Civil localizou, neste sábado (3), o carro da professora Fernanda Bonin, de 42 anos, que foi encontrada morta na última segunda-feira (28) em uma área de mata próxima ao Autódromo